sábado, 24 de outubro de 2020

INTIMIDADES de Woody Allen

Em 1979, estreava em Portugal o primeiro filme sério de Woody Allen, INTERIORS no original e INTIMIDADE em português. Quando esta peça de autoria de Joana Furtado e Jorge Gomes Ribeiro, a partir de Woody Allen, estreou, pensei que se tratava da adaptação teatral desse filme de Woody Allen... enganei-me! Não é.

É sim, uma divertida comédia, onde a Dra. Felícia descobre que o seu marido a anda a trair com a sua amiga Carol, cujo marido parece viver noutra dimensão. Mas será que Carol, diminutivo de Carolina, via mesmo viver com o marido da amiga ou este ainda tem um segredo para revelar?

 

O cenário é único, simples e eficaz. Neste os personagens cruzam-se, discutem, insultam-se com graça e com perfeito timing cómico. Sempre tive um fraquinho por confusões em palco e esta fez-me soltar boas gargalhadas. Não conheço os textos originais de Woody Allen, mas estão muito bem-adaptados para nossa realidade.

 

Como a Dra. Felicia, Sofia Nicholson é uma “tia” sarcástica que, apesar de um bocado bêbada, nunca perde a sua compostura. Rita Fernandes é a falsa púdica Carol, que está praticamente à beira de um colapso nervoso. Como o marido de Carol, André Nunes é um perfeito alienado, que nos dá um hilariante número de dança. João Cabral é o marido traidor, um quarentão/cinquentão patético, mas com uma grande conversa. Por fim, temos Rita Brutt, como uma teenager muito confusa com o desenrolar dos acontecimentos. Todos vão muito bem e facilmente nos conquistam a nós, o público.

 

A peça só está em exibição às Quartas e Quintas no Teatro Villaret, mas merece a vossa visita. Acreditem que são mais ou menos 90 minutos de diversão despretensiosa, em boa companhia e sempre com um sorriso nos lábios... e se no final sentirem a vossa disposição bem “lubrificada” isso é bom sinal!

 

Elenco: Sofia Nicholson, Rita Fernandes, André Nunes, João Cabral, Rita Brutt

Equipa Criativa: Textos Originais de Woody Allen • Dramaturgia de Direcção do Projecto de Joana Furtado e Jorge Gomes Ribeiro Guarda-roupa de Rita Fernandes • Encenação e Cenários de Jorge Gomes Ribeiro 

Classificação: 7 (de 1 a 10) / Fotos: Elsa Furtado




Sem comentários:

Enviar um comentário