2020 foi talvez o ano mais estranho que, quase todos nós, vivemos. A culpa foi do COVID e das suas terríveis consequências na vida de todos nós.
Falando do assunto que aqui me traz, cinema, tudo foi diferente. As salas de cinema fecharam as suas portas durante semanas e, quando reabriram, foi a meio gás; isto levou a que o número de estreias diminuísse consideravelmente e o interesse das mesmas também. Valeu-nos os serviços de streaming (Netflix, HBO, Disney, etc) que ganharam adeptos e nos ofereceram uma grande variedade de filmes; bem como os clubes de vídeo do MEO, NOS, Vodafone e outras.
Tudo isto levou-me a alterar a minha política de escolha dos melhores do ano. Em vez de me restringir apenas às estreias nas salas de cinema, decidi abrir o leque e incluir os filmes que estrearam em streaming e nos clubes de vídeo durante o ano de 2020 e, claro, que eu tenha visto.
Em relação ao circuito comercial das salas de cinema em Lisboa cidade, estrearam 224 filmes de ficção. Como devem calcular, não os vi todos e muitos nem sequer me chamaram a atenção, fiquei-me por 28%.
Assim, deixo-vos aqui os PRÉMIOS TOMÉ (os meus Óscares pessoais), bem como a lista dos meus 12 filmes preferidos (por ordem de preferência).
O filme mais distinguido é UNE SIRÈNE À PARIS de Mathias Malzieu com 7 prémios, seguido de 1917 de Sam Mendes com 6 prémios, MISS de Ruben Alves com 4 prémios e, com 2 prémios: ÉTÉ 85 de François Ozon, ORDEM MORAL de Mário Barroso e SOUL de Peter Docter & Kemp Powers
Para além desta lista, também podem consultar os meus SKULL AWARDS 2020.
OS MEUS 12 FILMES PREFERIDOS DE 2020
Sem comentários:
Enviar um comentário